JUSTIFICATIVA:
Usar os personagens do filme “Os vingadores”, muito comentado pelos alunos da EECKids, como protagonistas para mostrar que todos podem ser heróis na luta contra o lixo para a preservação do Meio Ambiente.
OBJETIVOS:
OBJETIVOS:
* Respeitar e cuidar da comunidade, melhorando a qualidade da vida humana;
* Confeccionar utensílios, brinquedos etc., com materiais que seriam jogados fora;
* Reaproveitar as cascas de alguns alimentos na preparação de refeições e/ou remédios naturais;
* Minimizar o esgotamento de recursos não-renováveis;
* Modificar atitudes diárias e práticas pessoais;
* Conscientizar as comunidades para que cuidem de seu próprio ambiente;
* Aprender a jogar o lixo no lixo certo, respeitando as cores para plástico, papel, vidro, alumínio e orgânico;
* Levantar fundos para a Semana das Crianças;
* Cuidar para que todos os alunos, deficientes ou não, tenham acesso a todas as etapas do projeto.
ÁREAS ENVOLVIDAS:
Ciências, História, Geografia, Matemática, Língua Portuguesa, Artes Plásticas, Música, Jardinagem, Culinária e Informática.
ESTRATÉGIAS:
*Fazer uma Feira de Ciências utilizando embalagens do nosso dia-a-dia que são os sacos, garrafas pet, garrafas de vidro, latas de alumínio, tampas, papelão, isopor etc., objetos como canudos, palitos de picolé e churrasco, jornais, revistas, copos plásticos e restos de materiais;
* Pesquisar na internet, nos livros, revistas e jornais para a criação de cartazes;
* Filmar um vídeo feito pelos alunos para divulgar as informações pesquisadas;
* Decorar e separar as salas por tema e tendo um herói vingador como mascote;
* Usar fantasias de super-heróis;
* Confeccionar e distribuir panfletos sobre reciclagem;
* Culminar também com o Desfile da Primavera.
PAPEL DOS PROFESSORES:
* Introduzir o tema com materiais aos quais tenham acesso;
* Acompanhar e orientar o trabalho dos alunos através das atividades e da sua apresentação;
* Discutir e promover a elaboração dos roteiros para as filmagens;
* Coordenar as discussões levando à reflexão e à crítica.
PAPEL DOS ALUNOS:
* Buscar informações sobre o tema;
* Elaborar seus próprios materiais e objetos a serem vendidos;
* Por em prática o que for aprendido.
DESENVOLVIMENTO (ORGANIZAÇÃO E DESCRIÇÃO DAS AÇÕES):
1ª ETAPA: Desencadear a discussão do tema apresentando um material que mostre uma face da realidade, anotando e discutindo as principais ideias levantadas pelos alunos a respeito do tema e apresentar a proposta da feira.
2ª ETAPA: Sondar como é tratado o lixo das casas dos alunos e propor melhorias e mudanças.
3ª ETAPA: Recolher e separar o lixo trazido de casa e acumulado na escola.
4ª ETAPA: Confeccionar os objetos que serão expostos e oferecidos na feira.
5ª ETAPA: Produzir o vídeo informativo.
6ª ETAPA: Arrumação da escola.
7ª ETAPA: Envolver a comunidade, convidando-a para a Feira de Ciências.
8ª ETAPA: Envolver a comunidade, convidando-a para o Desfile da Primavera.
CULMINÂNCIA:
Todas as atividades e objetos confeccionados devem ser apresentados no Dia da Feira e os visitantes poderão adquiri-los para que a renda gerada seja usada na promoção da Semana das Crianças, ensinando que o lixo pode ser lucrativo, acabando com o desperdício, já que o que é lixo para uns, pode ser útil para outros. A proposta será levada para o Desfile da Primavera, onde as crianças sairão dançando e cantando músicas sobre o tema, vestidos de super-heróis e distribuindo folhetos sobre reciclagem e preservação daquilo que Deus criou.
AVALIAÇÃO:
Iniciar com uma avaliação diagnóstica na sala. O professor estará acompanhando e avaliando todas as atividades realizadas pelos alunos, retomando a reflexão sobre a questão do lixo. Verificará ainda se cada criança trouxe os materiais solicitados e se fez os trabalhos propostos. O tema continuará sendo desenvolvido e avaliado até as provas finais.
AGRADECIMENTOS: